quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vídeo sobre Absolutismo para o 8º ano

Achei um vídeo sobre Absolutismo, para o 8º ano, que facilita bastante na hora de estudar para a prova. Gostaria que deixassem um comentário, após assistí-lo, com a opinião de vocês.
Bom estudo!

28 comentários:

  1. Guilherme Silva Correia12 de abril de 2010 15:32

    Eu achei legal, interessante e criativo esse video mostra tanto o que eu aprendi em aula e mais informaçoes como: outros exemplos de teoricos do absolutismo Jean Bodin sua teoria prega a soberania do rei absolutista e os rompimentos das tradiçoes entre outros filosofos
    Tambem fala sobre o absolutismo na frança durou sedo mas foi prolongado pela guerra dos cem anos
    Nome:Guilherme Silva Correia
    Numero:15
    Ano:8ª A

    ResponderExcluir
  2. Tarsila Marcello dos Santos12 de abril de 2010 21:11

    Profª Elaine, esse vídeo fala de tudo que aprendemos durante o trimestre. A formação de uma nova classe social: a burguesia.Houve a centralização do poder, etc. Fala sobre os teóricos absolutistas: Jacques Bossuet fala que se desobedecer-mos o rei, estaríamos desobedecer a Deus, porque o rei era escolhido por Deus (poder divino).
    NOME: TARSILA MARCELLO DOS SANTOS
    ANO: 8º ANO D NÚMERO: 29

    ResponderExcluir
  3. NOssa, é 10 esse vídeo, pois no q eu tinha dificuldade (vc explica bem tá!?) em entender ficou mais claro e esclarecido! Entendi muito bem os quisitos no qual citava da burguesia, unificação do poder (poder central), especiarias (cravo,canela e etc), senhor feudal e o feudo. Se eu não citei mais nada é q estou com um pouquinho de dificuldade! Mas eu to te mandando a base! bjss


    NOME: Camila Lago Macedo
    Série: 8°C / N°-03

    ResponderExcluir
  4. Ola professora depois deste video realmente consegui ter uma maior noção do que é Absolutismo.
    Guilherme Grana De SOuza
    Nº13
    8 ano D

    ResponderExcluir
  5. André Santos Basso14 de abril de 2010 13:48

    Achei ótimo esse video, deu para retomar a matéria do ano passado, também consegui entender melhor o caminho que o Colombo e Pedro fizeram. Também entendi melhor sobre a centralização do poder e o porque que o rei fez isso.

    Andre Santos Basso 8ºano A

    ResponderExcluir
  6. esse video é muito legal pois fala de coisas que ja estudamos como o absolutismo que os reinos criavam impostos para burguesia, o caminho de pedro alvares cabal quando descobiu o Brasil e a centralição do poder.
    BJSS
    Mauricio Dias de Souza nº31 8ºB

    ResponderExcluir
  7. Patrick Beividas de Souza- nº25 - 8°D19 de abril de 2010 01:36

    Cara professora Elaine aqui segue meus comentários sobre os videos: Mas primeiramente gostaria de falar que os três videos contem informações importantes sobre a matéria e que também todos fazem um simples resumo que facilita o entendimento, e que se nos quais se interessarmos e assistir os videos antes das explicações dos capitulo entenderíamos melhor a meteria dada em sala a gora o comentário:

    Absolutismo:
    Foi um vídeo no qual mostra muitos tópicos da matéria pois explica que não a restrições ao rei ou seja o rei tem poder absoluto, a centralização do poder) também cita sobre a manufartura, feiras medievais (burgo), a nova classe social (burguesia), os teóricos absolutas como Jacque Bossuet,e a teoria do direito divino, entre outros teórico, fala também sobre a guerra dos cem anos, a guerra das duas rosas,o parlamento inglês, as coloniais do rei, a rotas marítimas.

    Mercantilismo:

    Fala sobre os seguintes típicos da apostila, balança comercial favorável, interesses do rei ao apoiar a burguesia.

    Revoluções Inglesas e Iluminismo

    Prenuncia-se sobre o fim do absolutismo da "guerra" entre o parlamento e o rei a tentativa da república, o "golpe" do Jaime II, a chegada de Guilherme de Orange a revolução Puritana e Gloriosa a ideia de trazer luz a vida das pessoas, falava também que atacava (criticava)o antigo regime e "trazia" mais Igualdade, Fraternidade, Liberdade ao povo.


    OBS: O vídeo é um resumo rapído que facilita nossas aulas mais que ajuda se o aluno ver antes da aula ai facilita,mas para isso necessita de interesse do aluno.

    ResponderExcluir
  8. Leandro Souza 8ºB Nº2319 de abril de 2010 14:39

    Gostei muito desse vídeo sora, ele explica bem as teorias da cada pessoa (até de quem nós ainda não estudamos que é o caso do Nicolau). Também lembrei que eram os turcos que conseguiram depois a conquista do mar mediterrâneo(tinha até esquecido).

    Tchau sora

    ResponderExcluir
  9. Ivan Coqueiro Nº19 8°C

    ola professora,

    Esse video fala sobre o absolutismo,fala de como surgiu a burguesia,que o rei fez uma aliança com a burguesia para centralizar o poder,formando assim o absolutismo,e com isso o rei começa a cobrar impostos dos burgueses .Também começou a surgir teóricos do absolutismo como Jean Bodin e Jacques Bossuet (faltou no video o Thomas Hobbes).O video fala também do absolutismo inglês,que o poder do rei era delimitado pelo parlamento,fala que teve duas revoluções (puritana e gloriosa) e a guerra das duas rosas.o video tambem das rotas maritimas,que portugal queria achar um caminho alternativo por que os italianos dominavam o mar meditteraneo,e portugal deveria pagar muito.
    gostei muito desse video até por que ele explica de forma resumida o absolutismo e a expediçao de rotas maritimas

    Mercantilismo:

    esse video explica os principios mercantilistas,que o rei queria ganhar lucro,apesar de ganhar muito lucro em impostos,ele queria mais.Um dos principios mercantilistas é o metalismo,que se um pais tem mais metais preciosos que os outros ,ele é o pais maios rico, e a balança comercial favoravel,fala que eles devem comprar menos e vender mais,dentre outros principios mercantilistas.

    As revoluções na Inglaterra e o iluminismo:

    O rei (Carlos I) estava começando a ter problemas com o parlamento,então o parlamento entrou em guerra com o Rei,carlos I, no entanto acabou sendo executado,e Oliver cronwell assumiu o poder ,que não era mais uma monarquia,era uma republica.que foi a primeira experiencia com a republica na Inglaterra,após cronwell,embora no video não citou foi Richard cronwell (seu filho) que assumiu após ele,porém não sabia governar direito.Oparlamento então lembrou que Carlos I tinha um Filho Jaime II,que acabou assumindo depois que Richard saiu do poder.em primeiro momento,não criticou nada das decisões que o parlamento tomava,mas depois houve alguns conflitos com o parlamento,Guilerme de Orange foi ao palacio de Jaime II para tomar seu poder,mas ele ja havia fugido para a frança,não houve derramamento de sangue ,ficou conhecido como revolução gloriosa,o parlamento foi respeitado e assim o absolutismo acabou,mas ele só encontrou seu fim através dos movimentos ideológicos do século dezoito, o iluminismo,esse movimento ideológico atacava principalmente o antigo regime das principais caracteristcas do iluminismo ele possui liberdade,igualdade e fraternidade,alguns pensadores iluministas são John Locke,Montesquieu,Rosseau e Voltaire
    no fim do absolutismo foram criadas as constituições a constituição são os direitos e deveres tanto do cidadão quanto do governo.


    gostei de todos os videos,pois explicam de forma resumida o absolutismo,o mercantilismo e o iluminismo.

    ResponderExcluir
  10. Giovanna Victório Machado
    n° 12
    8° ano C

    oi pro !!
    eu gostei muito fala mesmo muita coisa sobre o absolutismo,entraram em crise na agricultura então teve a rotação de culturas para melhorar,os servos que trabalhavam para os feudos ,começaram a trocar produtos então surgiram as feiras ,ficou mais fácil,com isso o rei queria mais impostos,a maior parte do dinheiro deles...
    começou ater então os teóricos do absolutismo,tinha que obedecer o parlamento e outras coisas que ocorreu.

    ResponderExcluir
  11. Gabriel Rodrigues Gattas 8anoA - n.11 EG25 de abril de 2010 10:23

    O video foi muito divertido, facilitando a o entendimento sobre a ação dos senhores feudais sobre seus servos, a centralização do poder do rei na França, comparando-o a Deus,já na Inglaterra o rei se submetia ao parlamento. E a corrida maritima em busca de novas colonias, riquezas.deu para entender o que ocorreu.
    Gabriel Rodrigues Gattás 8 anoA n.11 EG

    ResponderExcluir
  12. Olá Professora !

    Gostei bastante do video, pois abrange tudo o que aprendemos sobre o feudalismo e o absolutismo, mostrando desde a crise do feudalismo, onde uma nova classe social foi criada, a burguesia. Esta, que se uniu ao rei para centralizar o poder nas mãos do mesmo, formando o absolutismo, que logo foi justificado por pensadores, chamados teóricos do absolutismo. Absolutismo também que impulsionou as expedições marítimas de Espanha e Portugal para se chegar as Índias em busca de especiarias, que nao só trouxeram especiarias mas tambem colônias, como por exemplo, o Brasil.

    Lucas P. Goulart, Nº21, 8ºAno A.

    ResponderExcluir
  13. Vitor Amaral de Almeida,8A, n:37

    eu adorei esse vídeo, porque ele relaciona todo o conteúdo do ano passado com o absolutismo, porque apartir da crise feudal melhoraram os meios de platanção, assim sobrando alguns alimentos, que trocavam e então formaram os burgos, e a burguesia, e apartir disso o rei queria teve a ídeia de aproveitar os impostos da burguesia, para voltar a ter poder absoluto, e apartir disso que tomaram a iniciativa das espedições a índia.

    ResponderExcluir
  14. O vídeo mostra que houve uma nova classe social: a burguesia e mostra o começo da centralização do poder.
    Parte da produção do trabalho dos servos ia para os senhores feudais, alguns servos fugiram dos feudos. O sal era muito valioso, pois conservava os alimentos, por isso que os servos trocavam o sal.
    Havia muitos teóricos do absolutismo, e um deles dizia que se você desobedecesse ao rei, estaria desobedecendo à Deus, pois quem escolhia o rei era Deus (Poder Divino).

    Nome: Gabriella Fernandes N°11 8°ano D

    ResponderExcluir
  15. nome: Fernanda A Duarte
    nº: 5
    8ºano C

    o vídeo é bem interessante, pois fala sobre o que nos estudamos. Ele fala sobre o feudo e suas características; fala sobre a formação da burguesia e os impostos empregados pelo rei.O vídeo fala também sobre as teorias de que Rei era Deus. E fala sobre o absolutismo frances, e as revoluções e fala também sobre as grandes navegações.

    ResponderExcluir
  16. Nome:Vitória Mildred de Paula
    nº:32
    8ºanoD

    O vídeo mostra o começo da centralização do poder, fala sobre o absolutismo.
    Havia muitos teóricos absolutista,e um deles dizia que o rei era representante de Deus, e quem tivesse desobedecendo o rei era como se tivesse cometendo um pecado.

    ResponderExcluir
  17. Oi professora, aqui é a Mirella do 8C, muito bom mesmo o vídeo, gostei, ensina uma forma engraçada e diferente de aprender. Gostei mesmo, deu para entender melhor.
    Parece que agora o entendimento da matéria ficou mais fácil! E que o vídeo mostra exatamente o que estamos aprendendo.
    Obrigada, beijos, Mirella.

    ResponderExcluir
  18. oi professora, aqui é a julia do 8° ano C, gostei muiito desse video, ele ajuda muito o entendimento. Mais o que eu mais gostei foi o comercial da Varig rsrsrs.
    beijos julia

    ResponderExcluir
  19. O comercial é mesmo legal, Julia. Que bom que vc gostou do vídeo, a intenção é ajudar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Ola professora aqui é a Beatriz Alves do 8°B achei bem legal o video
    bjs

    ResponderExcluir
  21. oi sora aqui e o gabriel diodato 8B,muito legal esse video,vai mostrando como foi surgindo o absolutismo.parabens!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, professora, aqui é a Pamela do 8ºC N:27.
    Achei o vídeo muito interessante. Ele fala tudo sobre o que nos aprendemos em sala de aula. Gostei muito, deu para memorizar e aprender mais um pouco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Ola sora, o video esta bom, mas tem um problema, a musica de fundo esta atrapalhando um pouco.

    Felipe 8°A

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pela participação Beatriz, Gabriel Diodato e Pamela, espero que ajude bastante!
    Felipe, tente assistir novamente, mas ajuste um pouco o volume, quem sabe melhora?

    ResponderExcluir
  25. Oi professoara aqui é a Erika do 8C, n08
    O video é muito legal me ajudou bastante a lembrar sobre o surgimento da burguesia, e ter conhecido de mais teoricos sobre o absolutismo foi bem interessante, principalmente a teoria de Jean Bodin. até a proxima aula :)

    ResponderExcluir
  26. Vitor Monreal Giovannone15 de fevereiro de 2012 17:12

    Oi prof é o Vitor M Giovannone do 8 ano D eu queria falar que eese video é muito bom e deu para eu entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter uns recursos simples, é bem legal mesmo, eu postei porque achei que ia ajudar. Que bom que você gostou, Vitor!

      Obrigada pela participação!

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...